Estudo comprova ação da acupuntura na modulação da dor feita pelo cérebro

Estudo comprova ação da acupuntura na modulação da dor feita pelo cérebro

Pesquisadores da Alemanha descobriram que a acupuntura é eficaz em alterar a forma como percebemos a dor.
O estudo usou ressonância magnética funcional (RMf) para capturar imagens do cérebro de voluntários saudáveis quando receberam estimulação elétrica de dor no tornozelo esquerdo.
“Até agora, o papel da acupuntura na percepção e processamento da dor tem sido controverso”, disse a pesquisadora Dra. Nina Theysohn do Hospital Universitário de Essen, na Alemanha, num comunicado de imprensa. “A ressonância magnética funcional nos dá a oportunidade de observar diretamente as áreas do cérebro que são ativadas durante a percepção da dor e ver as variações que ocorrem com a acupuntura.”
Durante o estudo, os voluntários foram primeiro submetidos à RMf enquanto estímulo elétrico doloroso era aplicado a seus tornozelos esquerdos. Agulhas de acupuntura foram então colocadas em seu lado direito entre os dedos, abaixo do joelho e perto do polegar e outra RMf foi realizada, enquanto os participantes eram expostos novamente a correntes elétricas. As imagens captadas e os dados resultantes foram então comparados.
A RMf revelou especificamente uma mudança na atividade em áreas de processamento da dor no cérebro durante a acupuntura.
“A ativação de áreas do cérebro envolvidas na percepção da dor foi significativamente reduzida ou modulada com a acupuntura”, disse Theysohn, segundo o comunicado de imprensa.
Além desses achados, Theysohn também descobriu que regiões do cérebro relacionadas com a expectativa da dor também foram afetadas.

 

Fonte: http://www.epochtimes.com.br/estudo-comprova-acao-acupuntura-modulcao-dor-feita-cerebro/#.VB-B21fz8uI

Voltar